musgo - ορισμός. Τι είναι το musgo
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι musgo - ορισμός

FILO DE PLANTAS
Bryophyta sensu stricto; Briófitos; Briófito; Musgos; Muscineae
  • Micrografia de um filídio de ''[[Bryum capillare]]'' mostrando a camada fina de células (uma única célula de espessura) com cloroplastos e grânulos de amido.
  • [[Ciclo de vida]] de um musgo típico (''Polytrichum commune'').
  • Um tufo de musgos com gametófitos (as estruturas baixas semelhantes a folhas) e esporófitos (as estruturas altas, pedunculadas).
  • Ciclo de vida de um musgo.
  • Esporófitos com cápsulas ([[Yorkshire Dales]]).
  • Tufos de musgo na base de árvores ([[Allegheny National Forest]], [[Pennsylvania]]).
  • Caliptra do musgo ''[[Tortula muralis]].''

Musgo         
m.
Gênero de plantas criptogâmicas, annuaes ou vivazes.
(Lat. "muscus")
m. Ant.
O mesmo que "músculo".
m. Ant.
Talvez o mesmo que calção: "...um daquelles soldados veteranos com pelote pero joelho, uns musgos cortados..." Couto, "Déc."
adj.
Diz-se dos animaes, especialmente das ovelhas e carneiros, que têm as orelhas muito pequenas: "aquella ovelha é musga".
(Cp. lat. "mus" e "muricus")
musgo         
sm (lat muscu) Bot
1 Planta da classe dos Musgos.
2 Cada uma de várias plantas mais ou menos semelhantes a musgo, na aparência ou hábito de crescimento (muitas vezes em combinação, como musgo-da-islândia, musgo-marinho etc.).
3 O mesmo que froco-rasteiro
M. acrocárpico: aquele em que os órgãos reprodutores estão na extremidade do talo
M.-branco: o mesmo que musgo-da-islândia
M.-da-córsega: pequena alga vermelha (Alsidium helminthocorton), do Mediterrâneo, outrora muito usada como anti-helmíntico; alga-da-córsega
M.-da-islândia: a) alga marinha gelatinosa, ramificada, de cor vermelha (Chondrus crispus), encontrada nas costas da Europa setentrional e da América do Norte; também chamada alga-perlada, musgo-branco e musgo-perlado; b) Farm: as plantas secas e descoradas de duas algas vermelhas (Chondrus crispus e Gigartina mamillosa), usadas como agente de distensão de canais, como emulsificante e como demulcente
M.-de-perdão: o mesmo que mangue-vermelho. M.-islândico: o mesmo que musgo-da-islândia. M.-marinho: a) nome comum a várias algas marinhas com frondes de graciosa cor-de-rosa a violeta, ou purpúreas; b) briozoário marinho ramificado que se assemelha ao musgo
M.-perlado: o mesmo que musgo-da-islândia
M. pleurocárpico: aquele em que os órgãos da reprodução se acham em posição lateral à fronde
M.-terrestre: o mesmo que licopódio{{i}}.
adj Qualifica animais, principalmente ovelhas e carneiros, que têm as orelhas muito pequenas.
Musgos         
sm pl Bot Classe (Musci) da divisão das Briófitas, que compreende os liquens. Caracterizam-se eles por um gametófito folhoso, bem desenvolvido, que se origina por gemação de um protonema e suporta órgãos sexuais entre as folhas como extremidades destas, e por um esporófito que se desenvolve de ovo fertilizado, e que permanece preso à extremidade do gametófito como uma cápsula nua, comumente pediculada e operculada, na qual se encontram espórios assexuais.

Βικιπαίδεια

Musgo

Os musgos são um filo cosmopolita de pequenas plantas criptogâmicas não vasculares, de organização simples, na divisão Bryophyta sensu stricto. Bryophyta sensu lato pode se referir às Briófitas, a superdivisão que inclui os musgos, também contendo as hepáticas e os antóceros. Musgos tipicamente crescem em densos tufos, sendo mais comuns em habitats húmidos e sombrios. Cada planta individual é geralmente composta por filídios (folhas) simples, na maior parte das espécies com apenas uma célula de espessura, ligados a um eixo central, o cauloide, que pode ser ramificado, mas que tem apenas um papel limitado na condução de água e de nutrientes. Apesar de algumas espécies apresentarem tecido condutor formado por hidroides, este apresenta fraco desenvolvimento e é estruturalmente diferente dos tecidos com funções similares das plantas vasculares. Os musgos não produzem sementes, apresentando um ciclo de vida caracterizado por alternância de gerações do tipo heterofásico e heteromórfico, pelo que após a fertilização desenvolvem esporófitos compostos por um fino pedúnculo não ramificado, a seta (ou seda), encimado por uma única cápsula contendo os esporos. Os musgos apresentam tipicamente 0,2-10 cm de altura, apesar de algumas espécies poderem ser muito maiores, com os musgos do género Dawsonia a atingirem até 50 cm de altura. Estão descritas cerca de 12 000 espécies de musgos, repartidas por cerca de 700 géneros.